quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Calcificação e seus tipos

Entre várias substâncias encontradas no nosso corpo, o cálcio é figura importantíssima, pois 99% dessa substância formará os ossos e dentes. Essa obtenção de cálcio é feita através da nossa alimentação. A absorção desse cálcio será estimulada pela vitamina D, que é de suma importância na manutenção dos níveis de absorção dessa substância. O hormônio PTH estimula a absorção do cálcio ao ativar essa vitamina pelo rim. Quando esses sais de cálcio se depositam em locais inadequados, tais como tecido frouxo não osteóides, órgão parenquimatosos, parede dos vasos, denomina-se Calcificação. Entre os tipos de calcificação temos:
 • Calcificação distrófica - Ocorre quando a causa da calcificação for por lesão tecidual. Ex: Necrose, placa de ateroma, cânceres mamários.
 • Calficiação metastática - É uma calcificação mais generalizada e ocorre em tecidos não lesionados. É originada exclusivamente de uma hipercalcemia e o depósito de cálcio será em tecidos normais. Ex: Hiperparatireoidismo por aumento do paratormônio, destruição do tecido ósseo, insuficiência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário