sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inflamação aguda - animação

Uma animação incrivelmente boa explicando todo o processo da inflamação aguda.

Exsudato e Transudato

Quando falamos de inflamação nos deparamos com palavras diferentes e curiosas, é o exemplo de exsudato e transudato. Explicarei então o que quer dizer essas tais palavras. Exsudato - Fluidos (pus, por exemplo) resultantes do processo inflamatório que passam através das paredes vasculares. Esses fluidos (que envolvem células, proteínas em nível elevado, leucócitos) acontecem por conta de uma vasodilatação e um aumento da permeabilidade. Transudato - Acontece por força de um aumento da pressão sanguínea. Há um teor protéico muito baixo, sem infecção e a permeabilidade estará baixa.

Inflamação

É um processo vascular - na microcirculação - que acontece independente do indivíduo estar doente ou não. Durante esse processo substâncias químicas são liberadas e promovem as alterações vasculares e os eventos celulares. A inflamação está sempre presente em locais que sofreram uma agressão e que, consequentemente, perderam sua homeostase. A sintomatologia desse evento é fácil de aprender, são os quatro OR's: Dor (Bradicinina presente nas terminações nervosas sensíveis vai ativar os receptores e mandar mensagens para o cérebro que então interpretará a dor); Calor (aumento da temperatura); Tumor (edema) e Rubor (aumento das células vermelhas causando eritema). Porém, além desses quatro importantes sinais cardinais, temos também a perda da função. As alterações vasculares da inflamação é conhecida por Tríade de Lewis:



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pigmentação exógena em pigmentação endógena

Não sei se foi uma boa idéia, mas que foi bem bolado, foi! Pigmentação exógena na pigmentação endógena

Pigmentação

Pigmentação é tudo aquilo que possui cor e pode ser ou não patológico. Há vários exemplos de pigmentações: tatuagens, vitiligo, icterícia, albinismo, pneumoconiose em um trabalhador do carvão. Um acúmulo anormal ou diminuição de pigmentos pode ser indicativos de agressão à célula. Sendo assim, é uma quebra da homeostase, e então é patológico. Essa pigmentão patológica pode ser classificada da seguinte forma:

Endógena - Formada a partir de pigmentos naturais do corpo humano. Ex: Pigmentação de desgaste ou envelhecimento, Pigmentos produzidos por melanócitos, Icterícia.

Exógena - Pigmentos de origem externa ao organismo. Ex: Carbono no pulmão e linfonodos (antracose), Pneumoconiose do trabalhador de carvão, tatuagens.

Exemplo de pigmentação exógena.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tendinite Calcárea

Video muito interessante sobre tendinite calcárea. Mesmo não contendo imagens fortes, quem tiver medo, nojo, frescuras e afins, melhor nem vê-lo.

Calcificação e seus tipos

Entre várias substâncias encontradas no nosso corpo, o cálcio é figura importantíssima, pois 99% dessa substância formará os ossos e dentes. Essa obtenção de cálcio é feita através da nossa alimentação. A absorção desse cálcio será estimulada pela vitamina D, que é de suma importância na manutenção dos níveis de absorção dessa substância. O hormônio PTH estimula a absorção do cálcio ao ativar essa vitamina pelo rim. Quando esses sais de cálcio se depositam em locais inadequados, tais como tecido frouxo não osteóides, órgão parenquimatosos, parede dos vasos, denomina-se Calcificação. Entre os tipos de calcificação temos:
 • Calcificação distrófica - Ocorre quando a causa da calcificação for por lesão tecidual. Ex: Necrose, placa de ateroma, cânceres mamários.
 • Calficiação metastática - É uma calcificação mais generalizada e ocorre em tecidos não lesionados. É originada exclusivamente de uma hipercalcemia e o depósito de cálcio será em tecidos normais. Ex: Hiperparatireoidismo por aumento do paratormônio, destruição do tecido ósseo, insuficiência renal.